Dois colaboradores em permanência da empresa de jardinagem contratada (Eurogarden Jardinagem Lda) prestam os seus serviços, de segunda a sexta, para manter, conservar e cuidar o Jardim da Quinta de S. Jerónimo, o qual ocupa cinco hectares de área verde. Um trabalho exigente, a reclamar intervenções várias, nomeadamente: substituição faseada de sebes atingidas por fungos; reparação de degraus de escadas de acesso ao jardim; retirada de arbustos ou árvores caídas em virtude do mau tempo ou fenómenos climáticos extremos, em zonas de circulação de pessoas; limpeza regular do tanque junto à fonte; corte e limpeza de taludes para prevenção de incêndios; remoção de plantas invasoras; manutenção do jardim de plantas aromáticas e da horta biológica; recolha de lixo vegetal; reparação de estragos e reposição ou conserto de materiais danificados em resultado de actos de vandalismo. Para além, evidentemente, do cumprimento de todas aquelas tarefas regulares que um jardim de razoável dimensão obriga.
Apelamos à colaboração de todos para o cumprimento de boas prácticas que garantam a melhor fruição e partilha do jardim por parte da comunidade. Civismo e Cidadania constituem elementares princípios para a defesa do bem comum. Contamos consigo!
— Entrar, circular e estacionar com veículos motorizados.
— Utilizar os lagos e tanques para banhos ou pesca, bem como arremessar para dentro destes, objetos, líquidos ou detritos de qualquer natureza.
— Cortar, colher ou danificar plantas, flores, ramos de árvores e arbustos.
— Conspurcar, destruir ou danificar placas de sinalização, estátuas, fontes, esculturas, dispositivos de rega ou qualquer tipo de mobiliário urbano.
— Passear com animais de estimação sem que os mesmos se encontrem devidamente açaimados ou presos por corrente ou trela.
— Permitir que os animais dejetem no espaço do jardim, a menos que o acompanhante apanhe o dejeto, colocando-o num saco plástico e depositando-o de forma salubre numa papeleira ou num contentor, exceto se tratar de um cão-guia acompanhado de uma pessoa invisual.
— Quaisquer actividades lúdicas organizadas com fins culturais, comerciais ou recreativos;
— A prática de jogos organizados, ou de qualquer actividade desportiva;
— A utilização dos espaços verdes para actividades organizadas com instalação de equipamentos, ou para quaisquer fins de carácter comercial.